Humbucker ( em edição)

By Unknown - 06:21

Humbuckers


   Captadores humbucker também são chamados captadores duplos pois possuem 2 bobinas magnéticas em paralelo (saiba mais no vídeo abaixo). Foram criados para eliminar os ruídos ( interferência elétrica) dos single-coils, sendo assim são vistos como uma evolução natural dos captadores. Chega-se a este resultado enrolando uma bobina ao contrário da outra, cancelando assim os chamados humming .
      Utilizado inicialmente em guitarras Gibson e posteriormente em muitas outras marcas e modelos, ele possui um som mais grave e com maior saída ( ganho) em função do cancelamento de ruído. Com o passar do tempo, descobriu-se que o captador duplo ( humbucker) funciona melhor que os single coils para distorções e overdrivers e sons com alto ganho.

Captadores Humbucker


https://reidalespaul.blogspot.com/b/post-preview?token=IB7ao1IBAAA.ik57CBbMDGUq_KoU7ZVQfOClfr1zkydvFDbcJw8PyhunQ9juzTZ6Hfz2pjK9ntl4SGCFjQgJMZr862eN2fiBNg.ii8ZDF66xvPgBALLWEwKUQ&postId=925780272022097721&type=POST

                                  Clique na imagem acima e conheça a historia do captador humbucker



                                         

                                        Canal do Luthier Beto Nalin de Piracicaba, São Paulo.

 Agradecemos a gentileza do Luthier Beto Nalin que nos autorizou a utilização do vídeo acima compartilhando conosco seu vasto conhecimento. Em sua pagina ele demonstra inúmeras técnicas relacionadas a música e luthieria. Para mais informações visite os links abaixo.




                                               Canal Oficial da Seymor Duncan Demonstrando
                                                         seu pickup : Whole Lotta Humbucker



                                         Leonado Bizzo demostrando o som desses captadores
                                                             no estudio da Barramusic


 Alguns usuários famosos de humbuckers : Angus Young (AC/DC), bandas de rock e metal como Metallica, Megadeth, Pearl Jan, Guns n´ Roses, Led Zepelin entre centenas de outros, músicos de jazz que querem som mais aveludado, John Scottfield, por exemplo.




                                     Angus Young com captadores Humbucker em sua Gibson SG




Seth Lover é geralmente creditado como o inventor do humbucking e como tal Gibson definiu o padrão para todos os outros a seguir. O captador humbucker é mais poderoso do que a maioria dos single coils e isso fez com que produzisse um conjunto diferentes timbres. O captador é mais quente e tem um alcance de médios em comparação com o P 90, seu antecessor .  Quase todos os fabricantes de captadores usam o padrão Gibson e a forma como o seu ponto de partida para o projeto humbucker.



Mini Humbucker


Mini-humbuckers : O nome diz tudo, são humbuckers de tamanho reduzido. Normalmente encontrado em guitarras Gibson Les Paul Deluxe, e Gibson Firebird. Possuem características de humbucker, porém com um som com menos saída, e uma característica de frequências médias única. Construção similar a de um humbucker normal, assim como os P-90, não pode ser instalado em qualquer guitarra, pois possui um formato único. Usuários famosos : Warren Haynes (Gov´t Mule/Allman Brothers), Pete Townshend (The Who ), George Benson (carreira solo).


Mini Humbucker


                                  Pete Townshend com uma Gibson Les Paul  com Mini Humbucker  




A maioria dos mini- humbucker encontra-se  em Firebirds e alguns modelos Les Paul desde o final dos anos 60 e início dos anos 70.


                                                Canal Oficial da Seymor Duncan Demonstrando
                                                       seu pickup : Antiquity II Mini Humucker

                                   Leonado Bizzo demostrando o som desses captadores                                 
no estudio da Barramusic


A INVENÇÃO DO CAPTADOR HUMBUCKER
 






Um marco importante na eletrônica de guitarra foi introduzido em 1956 – o captador humbucking. No início de 1957 eles se tornaram padrão nos modelos Les Paul Goldtop e ES-175. Logo em seguida foi adicionado a outros modelos da linha Gibson.
               
 O princípio não era exatamente novo, uma vez que Seth Lover e outros já tinham usado a ideia do transformador opositor fora-de-fase em amplificadores com circuitos saturados. Os primeiros exemplos remetem ao final do século 19 em diversas outras aplicações. Mesmo Leo Fender colocou no mercado a sua guitarra havaina StringMaster com dois captadores single-coil ligados juntos com o princípio do humbucking sendo ativado quando os dois captadores trabalhavam juntos. Ele usou a mesma idéia no captador split-coil do Precision Bass em 1957.      
     A necessidade de ter instrumentos elétricos sem ruídos para concertos, transmissões de TV e especialmente gravações era uma demanda importante. Os músicos precisavam sempre se curvar e/ou achar uma posição que produzisse menos ruído, o que acabava sempre afetando a espontaneidade de quem toca, além do que, era muito comum acontecerem interferências elétricas causadas por postes de luz próximos ou ferramentas elétricas sendo utilizadas na vizinhança.
         Segundo Ted McCarty que foi presidente da Gibson de 1950 a 1966 a ideia de construir o humbucker surgiu de um instrumento francês chamado clavinet que tinha captador mas não tinha ruído. Mccarty foi à Paris para conversar com o engenheiro que tinha projetado aquele captador e ele descobriu que era um captador de duas bobinas que tinham sido invertidas de forma que o hum era cancelado.
        Após Ted retornar da Europa em 1954, ele logo acionou Seth Lover (sob a supervisão de Walt Fuller's) para começar a projetar um novo captador que resolveria o ruído indesejado dos já populares P-90 single coil. Este ruído de 60 ciclos era uma praga presente desde a origem da guitarra elétrica.

        Para acabar com isso eles descobriram que usando duas bobinas enroladas na mesma direção mas conectadas de uma forma que eles estejam fora de fase entre si iriam captar voltagens idênticas vindas de um campo externo, mas por causa da conexão eles cancelam o ruído captado externamente. A vibração da corda sobre elas induzem uma tensão de voltagem em uma bobina e a tensão oposta na outra bobina. E por conta da conexão estas voltagens se somam e os campos eletromagnéticos que estão distantes da corda se cancelam. Desta forma eles conseguiram um captador com uma saída mais forte uma vez que se têm duas bobinas adicionando voltagem.

Traduzindo: O captador humbucker consiste de duas bobinas simples como no single-coil, e sendo single-coil elas produzem ruído. A diferença está na maneira como elas estão conectadas. Se as duas bobinas estivessem na mesma direção as duas produziriam ruído; mas como uma bobina possui a polaridade invertida o ruído que é produzido por uma bobina é cancelado pelo ruído da outra e é assim que funciona o humbucker. Além de cancelar o ruído Seth Lover descobriu como pegar o sinal elétrico das duas bobinas e somá-los para que o captador tivesse uma saída mais forte dos que os tradicionais single-coils.

             
                    Eles levaram até o meio de 1955 para desenvolver o novo captador. Os captadores protótipos de Seth provaram que a ideia funcionava bem. Eles deram entrada no importantíssimo pedido de patente número #2,896,491 em 22 de junho, e basicamente deixaram o processo correr enquanto lançavam outros produtos Gibson. Existe uma conhecida Les Paul Goldtop experimental com dois protótipos de captadores humbuckers com capas feitas à mão e molduras. Uma vez que a Gretsch lançou o novo captador Filtertron em 1956, a Gibson foi logo preparar também o seu lançamento. Ainda no ano de 1956 começaram a chegar no mercado as primeiras Gibson Les Paul com captadores humbuckers moldando a música como conhecemos hoje.

                   Os primeiros captadores humbuckers vinham com um adesivo escrito "PAF" e eles acabaram ficando conhecidos por este nome, o que muita gente não sabe é que PAF significa  "pattent applied for", ou seja, que tem um pedido de patente registrado. A Gibson deu entrada no processo para registrar a nova invenção em 1955 mas o registro de patente só saiu mesmo em 1959 quando os humbuckers já eram padrão no mercado de guitarras.






                                        Sinal de patente da Gibson para proteger sua invenção




Diagrama de Funcionamento das chaves seletoras.


Guitarras SG:


Posição numero 1 . Utilizando o captador da ponte.

Posição numero 2. 
Utilizando os captadores do braço.e da ponte

Posição numero 3 . Utilizando o captador do braço.



Guitarras Les paul:



Posição numero 1 . Utilizando o captador da ponte.

Posição numero 2 . 
Utilizando os captadores do braço e ponte.

                                         Posição numero 3 . Utilizando o captador do braço.


  • Compartilhe:

Você pode curtir também

0 comentários